quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Feng Shui "acupuntura da casa".


A harmonização das energias é um dos pilares que sustentam a filosofia oriental. Seguindo esse conceito os chineses criaram há cerca de 2000 anos o feng shui, uma técnica para harmonizar a energia dos ambientes.



O Feng Shui é uma prática chinesa que vê a casa como um corpo, com órgãos, veias e fluxos, que também podem ser estimulados. Em vez de agulhas, objetos especiais. A acupuntura da casa pode melhorar imensamente a qualidade de um lugar e, como conseqüência, o desenvolvimento da vida.A acupuntura da casa pode melhorar imensamente a qualidade de um lugar e, como conseqüência, o desenvolvimento da vida.

Com a ajuda de uma bússola, encontre a face nordeste da casa. Ela é considerada o portal de entrada de um rio magnético, que segue de nordeste a sudoeste. A informação ali colocada se irradia para a casa inteira, como uma tinta colorida se espalha quando lançada no leito de um rio. No setor nordeste, pode-se afixar uma afirmação positiva ou uma oração. Plantas e flores, nesse canto, irradiam o padrão perfeito natural. Uma turmalina negra traz uma mensagem de proteção.
De uma forma muito sucinta, o feng shui visa a harmonização e busca pontos específicos que podem melhorar a circulação da energia nos ambientes. O feng shui vem com o propósito de neutralizar as energias negativas.

Os cinco elementos utilizados pelo feng shui, que são tratados como remédios pela a técnica são a terra, a água, o fogo, a madeira e o metal.

Não há necessidade de usar o elemento em si na decoração dos ambientes, mas algo que se compare a sua capacidade vibracional. "Um bom exemplo é que não é preciso usar terra para representar o elemento. Ela pode ser substituída por um tampo de mármore ou granito, que são elementos extraídos do interior da terra. As soluções de feng shui são simples e quase sempre não são aparentes.
Vale lembrar que não há mágica por trás do feng shui. não adianta espalhar os elementos pela casa e ficar sentado esperando que a prosperidade bata à sua porta ou que alguém ligue oferecendo o emprego dos sonhos. A disposição dos objetos no ambiente não é perpétua, pois o feng shui funciona em ciclos que variam de 1 a 20 anos e que a cada novo ciclo anual, iniciado sempre no dia quatro de fevereiro, uma nova característica energética interfere no ambiente. É importante saber onde colocar e também quando retirar os objetos daquele ambiente.

A avaliação de um ambiente segundo o feng shui é feita através do estudo da planta baixa, data de nascimento, onde os moradores vivem e quais problemas estão enfrentando. Com essas informações o consultor perguntará quais são os pontos que eles gostariam de melhorar e somente após isso o relatório com as sugestões de mudanças é elaborado. A organização e limpeza devem estar sempre presentes nos ambientes.

“Em um mundo no qual nos habituamos a violentar a natureza, a abordagem oriental restabelece o valor das experiências sensíveis e questiona, de modo claro, os estímulos, as avaliações e os artifícios da nossa vida ‘civilizada’. Não propõe a rejeição do mundo da técnica, mas possui, sim, a intenção de manejá-lo”. Arquiteto Carlos Solano no livro Feng Shui – Arquitetura ambiental.