domingo, 21 de setembro de 2014

WELCOME TO MY GARDEN

"Bem vindo ao meu jardim"
 Um passo a passo bem legal que une a ideia de quadro vivo com uma saudação carinhosa para os visitantes do seu jardim. 
Graças às folhas gordas e cheias de líquido, as plantas suculentas aguentam passar o dia todo sob o sol e permanecem tão lindas quanto uma orquídea saída da estufa. Esse não é o único truque dessas plantas, que são típicas da África e têm mais de 12 mil espécies pelo mundo. Irmãs dos cactos, elas costumam ter espinhos ou uma espécie de penugem nas folhas, que retém o máximo de umidade possível.  Inspire-se!!!!
 

 

1- Os materiais básicos para a preparação:    
  
a- Placa de madeira;                                          
b- tela de galinheiro;
c- Musgo seco (sphagnum);
d- Terra preparada;
e- Suculentas diversas;
d- Ferramentas
 
 

2- Prender a tela no buraco da madeira e deixar uma saliência como esfera na parte frontal. Prender com grampos.
3- Sobre a tela, colocar o musgo umedecido (para facilitar o manuseio). Ele serve para segurar o substrato.
 
4- preencher com o substrato  preparado para cactus  e suculentas
 5- Novamente o musgo seco entra para "selar" o substrato.
 

6- - Então mais uma camada de tela, para segurar tudo.
7- A vista frontal fica como uma esfera saindo da madeira. Escreva a mensagem que quiser.
8- Separe as suculentas em estacas, as raízes podem ser totalmente retiradas. Os caules devem ter no mínimo 3cms. Com o auxílio de um palito fure as camadas com cuidado e introduza as suculentas.
9- Agora é a hora da diversão, distribuir as suculentas criando uma composição.
 


 

 


 
 
 
 
 

 
 
 


 

 
 
 
 
 



quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SALAS NO JARDIM

Ambientes aconchegantes ao ar livre.

É uma transformação quase inacreditável: o espaço que estava lá, embaixo de uma árvore, esquecido e raramente frequentado, tornou-se de uma hora para outra o melhor ambiente da casa. Bastou colocar algumas poltronas confortáveis, uma mesinha, decorar com alguns vasos florido e pronto. Nem foi preciso convite. A família e os amigos automaticamente passaram a frequentar o ambiente.

 
 
O que faz a diferença é deixar o espaço acolhedor. Nada mais precisa ser feito. Para facilitar nessa agradável missão, veja alguns projeto:

- Salas de estar: Sugestões de espaços confortáveis para reunir a família e os amigos.

- Salas de refeições: Para comer bem em meio ao jardim, rodeado de muitas plantas e flores.

- Sombreadas: Como aproveitar a sombra das árvores para criar cantinhos aconchegantes.

- No pergolado: Indicações de estruturas para dar sofisticação e beleza a seu ambiente.

- No meio do verde: Para a sala de estar ficar aconchegante, os muros foram disfarçados com espécies tipicamente tropicais.


Alguns espaços foram decorados com poltronas e sofás e funcionam como verdadeiras salas de estar, outros receberam mesas e cadeiras e servem para reunir família e amigos na hora das refeições. Ainda há ambientes compostos apenas por bancos em meio a um belo paisagismo.

Aproveite! Você vai ficar se perguntando porque não fez isso antes. vejam os exemplos para deixar aconchegante áreas sombreadas, taludes e corredores externos da casa e apresenta sugestões de plantas para cultivar no entorno do ambiente.
 
 
 
 
 
 
 
 


 

domingo, 7 de setembro de 2014

JARDIM DE GELADEIRA

Veja como fazer vasinhos com rolha de vinho!

As rolhas de garrafa de vinho podem se tornar mais um item na decoração da sua casa ou do trabalho. A proposta de hoje é fazer vasos de planta suculenta utilizando as rolhas de vinho ou de champagne. Fica muito charmoso e podem ser fixadas ou apoiadas em qualquer lugar que tenha um pouco de Sol.



Se colar um Imã na rolha, os vasos poderão ser fixados sobre metais compondo um pequeno jardim vertical na sua varanda ou como imã de geladeira ou como fixador de recados. É também uma ótima ideia para presente e lembrança de casamento.
Na minha casa eu tenho uns 8 tipos de suculentas, elas são de fácil manutenção, precisam de regas regulares (use um conta gotas) e exposição ao sol (4hrs diárias).




Para fazer o mini-vaso para plantar a mini-suculenta, vai precisar seguir os passos:

•Rolhas em cortiça e não de plástico
• Ímãs (para o caso de fixá-la na janela ou geladeira)
• Terra com adubo
• Mini-suculenta (pode-se usar folha de outras suculentas)
• Perfurador e faca • Cola quente




 







quarta-feira, 3 de setembro de 2014

UM ESCRITÓRIO NO JARDIM


O Local de trabalho fica na área externa, cercado por plantas, em um ambiente tranquilo e aconchegante.
Que tal trocar o cinza da cidade e o trânsito pelo trabalho ao ar livre, em contato com a natureza? Segundo a arquiteta paisagista Mariana Pimentel, isso é possível. Ela projetou um garden office, uma espécie de home office, só que no jardim. O escritório diferente fica no quintal da casa de uma artista plástica e mantém a privacidade dos moradores do lado de dentro. “As plantas trazem mais criatividade e paz, sem dúvida. Acredito que este será um modelo cada vez mais procurado por empresas, onde se pode fazer um jardim vertical dentro de um edifício, ou em locais residenciais”, diz a profissional.
Neste projeto, o garden office foi coberto por um pergolado de ipê com vidro. Ele tem uma leve inclinação para impedir que folhas fiquem presas. “Deixa o escritório mais aconchegante”, explica a arquiteta. O ambiente ainda conta com mesa, cadeiras, aparador na lateral e vasos. Na entrada, há um bebedouro para passarinhos. Apesar de ser dentro de casa, o local de trabalho fica bem separado por uma cerca viva que, além de dividir, complementa o jardim. Pedras indicam o caminho até o ateliê



 
 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Sergio Rodrigues, vai deixar saudades!



Responsável por levar a outros patamares a elaboração de móveis no país e por ajudar o design brasileiro a ser reconhecido mundialmente, o arquiteto possui dezenas de obras marcantes. Sempre utilizando madeiras nativas, ele estreou em 1954 com o banco Mocho.
 
Sergio Rodrigues é esta figura iluminada de personalidade marcante, que soube transformar suas inquietações numa obra coerente e reveladora da cultura brasileira.
 
Sergio é, sem dúvida alguma, uma das mais admiráveis expressões do design em nosso país. O traço coerente e único inscreveu seu nome na história do design do século 20, sobretudo pela criação de uma grande variedade de produtos, dos quais o mais famoso é a Poltrona Mole.
No ano seguinte criou sua loja, a Oca, em Ipanema, no Rio. Foi por causa dela que o arquiteto Oscar Niemeyer se interessou pelo trabalho do designer e o convidou para criar móveis para alguns prédios de Brasília, como o Palácio do Planalto e o Itamaraty. Sua obra mais famosa (e copiada) é a poltrona Mole, feita de jacarandá e couro, que venceu em 1961 o Concurso Internacional do Móvel de Cantù, na Itália, abrindo as portas do mundo para o trabalho do artista. Hoje em dia a cadeira custa cerca de R$ 12 mil.
 
No próximo dia 22 a loja Dpot (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.250, Jardim América) inaugura uma exposição em homenagem aos 60 anos de trabalho de Sergio, com a exibição da última criação do designer, a poltrona Benjamin.

http://www.sergiorodrigues.com.br/


 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

VARANDAS E SACADAS

Pequena, mais aconchegante!

Estreita, curva ou comprida demais. Seja qual for o “defeitinho” de sua varanda, existe uma maneira de melhorá-la. Do vaso que esconde as irregularidades do ambiente aos painéis que mudam o foco de atenção, é possível transformar aquele canto perdido em um belo jardim.

Privilegiar as áreas de convívio e o bom aproveitamento dos espaços são premissas cada vez mais relevantes nos projetos contemporâneos de residências. E as varandas, que são locais apropriados para os bate-papos e momentos de relax, pedem uma decoração caprichada para abrigar seus moradores e convidados.
 É inegável que, nos últimos anos, houve um enorme aumento de interesse pela arquitetura de interiores.E refiro-me ao interesse geral, das pessoas “comuns”, que querem deixar suas casas mais bonitas, aconchegantes ou funcionais. O acesso a mais informações e a diferentes produtos dá um novo caminho ao design e aos profissionais.

Para exemplificar: inicialmente tínhamos a febre dos homes - theater em todas as casas. Agora, temos o espaço gourmet e os banheiros com tendências de spa. As adegas e charutarias também vêm tomando força no cotidiano do lar. Essa nova maneira de ver a casa transformou o modo de viver das pessoas. Fizemos do nosso lar um lugar para receber e celebrar amigos (claro que, infelizmente, influenciados também pela violência urbana).

Por ser um espaço intermediário entre a parte interna e externa da casa, o visual das varandas fica ainda mais agradável se houver plantas. Procurar o equilíbrio entre o mobiliário utilizado e as espécies apropriadas não é complicado, porém é preciso atenção na escolha das plantas que melhor se adaptam ao espaço, observando a incidência de sol e luz. Nas varandas de apartamentos, devido ao espaço reduzido, as possibilidades são menores porém não menos importantes. Plantas e decorações precisam ser adaptadas.

Uma boa ideia é cultivar ervas aromáticas em vasinhos, além de plantas de tamanho médio que possam garantir privacidade aos moradores, e que não exijam muitos cuidados para que permaneçam saudáveis. Pequenas telas, vasos de plantas fixados na parede e os mais diversos objetos podem ser bem usados e reinventados nesse ambiente de bem-estar. Se você quer dar uma nova cara à varanda da sua casa, priorize a iluminação mais cênica e trabalhe com cores âmbar. Elas podem dar o clima ideal para uma noite quente de verão.
O mobiliário de varandas também requer alguns cuidados. Móveis que não estraguem com a ação do vento, sol e chuva se encaixam bem no perfil. A dica é escolher aparadores e mesas de madeira encerada, que resistirão melhor ao tempo, assim como cadeiras e poltronas de vime. Se houver sofás, é bom providenciar capas feitas de tecidos resistentes como a sarja, que podem ser retiradas e lavadas.


A decoração é um fator muito importante para deixar a nossa casa com um ambiente mais agradável, existem muitas possibilidades em que você pode estar utilizando para decorar a sua varanda ou sacada.
Procure um bom profissional para lhe ajudar no procedimento de decoração. Casas com varandas decoradas deixam o ambiente mais ameno e confortável, são sempre vistos como atrativos, especialmente para as visitas..Além disso, abuse das plantas e dos espaços para conversação. Seus amigos vão adorar.



 Enfim, não é difícil conseguir fazer projetos em que se encaixem nas possibilidades econômicas das maiorias das famílias brasileiras. Não interessa o tamanho da sua varanda, é possível torná-la perfeita para curtir o verde e ter um bem estar.

sábado, 23 de agosto de 2014

O jardim para as suas fadas!

Paisagismo sustentável sim! Sempre no ritmo da sustentabilidade, seguindo os 3 Rs (Reutilizar, Reduzir e Reciclar)

O verde se mescla ao colorido das flores e criatividade é o que não falta quando o objetivo é fazer nascer belos jardins. Uma nova tendência para deixar suas plantas ainda mais encantadoras é o uso de vasos quebrados e muita imaginação, como você pode ver nas imagens abaixo.
O resultado são jardins fantásticos (conhecidos como fairy gardens) criados dentro dos próprios vasos, como se fossem bonsais, ou melhor, jardins mágicos.
Alguns dos vasos, quebrados “por acidente”, são reutilizados e assim seguindo o ritmo da sustentabilidade, seguindo os 3 Rs (Reutilizar, Reduzir e Reciclicar). De acordo com diversos criadores desses pequenos jardins, para remoldar os vasos de barro, basta deixá-los de molho por algumas horas e usar ferramentas de artesanato para criar as escadas e aberturas.
 
Na maioria das vezes, os cacos são usados como uma espécie de escada, dando forma ao pequeno (e fantástico) jardim. Pequenas fadas, pássaros, fontes, banquinhos pontes e outros objetos também entram em cena para dar um ar mágico ao vaso.
 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

AMBIENTES INTEGRADOS

Transformando varandas em salas
Integrar área de lazer com os ambientes sociais da casa é uma tendência que ganha cada vez mais força.


Como fazer para transformar um ambiente pequeno em um local agradável e confortável? Este é um dilema vivido pelas pessoas quando o assunto é decoração de varandas, seja de casas ou de apartamentos. A transformação das residências acompanha a evolução da própria sociedade e, como legítimas representantes deste fenômeno, as varandas ganharam status de ambiente social.

Na correria do dia a dia, a praticidade de distribuir ambientes e ganhar espaço já faz parte da decoração. Os ambientes integrados e aconchegantes, que tornam a família mais próxima, é uma nova tendência não só na decoração, como também na construção de prédios e casas.

Projetos que valorizam espaços amplos, sem divisórias que se comunicam para proporcionar convivência familiar são cada vez mais comuns. Cozinha com fogão em ilha, salas de jantar e de estar ocupando um só espaço são exemplos dessa integração. Um pequeno espaço gourmet tem sido muito utilizado integrado à varanda, chamado de “advanced kitchen”, uma tendência que atende aqueles que gostam de se aventurar no campo da culinária quando recebem os amigos.


O principal objetivo hoje em dia é tornar a casa um ambiente acolhedor para toda a família. Essa tendência começou a ser utilizada inicialmente na construção de Lofts. Na década de 90, os Lofts eram o aproveitamento de grandes imóveis industriais antigos, dando a eles a forma de residências. O aconchego é na verdade uma sensação alcançada através da criação de espaços de convivência.
A tendência atual é, por exemplo, de ter na sala um ambiente amplo, sem divisões, com áreas integradas à cozinha, varanda, home theater, variando conforme o interesse dos moradores. A integração de ambientes não pode ser considerada apenas uma solução para se ganhar espaço, mas também para tornar espaços grandes em aconchegantes, deixando assim, as pessoas mais próximas, sem as divisões.



A procura por móveis que se adaptem aos ambientes integrados tem aumentado muito, otimizando a área disponível. Tudo isso deve ser harmonizado por cores, materiais, acabamentos e uma bela mistura de estilos. Um bom exemplo são as banquetas, que costumam manter um pé nas cozinhas integradas e outro na sala.Na hora de aproveitar pequenos espaços na casa, os decoradores e arquitetos recomendam sempre a máxima que diz “menos é mais”. Porém, optar por uma arrumação enxuta não significa pensar pequeno. É possível manter seu próprio estilo e objetos de estimação num ambiente com pouco espaço apenas seguindo dicas práticas. Um outro fator importante na hora de integrar ambientes diz respeito às cores. Tons escuros e papéis de parede com ilustrações grandes - mesmo estes que estão na moda, em preto e branco - dão a sensação de que o ambiente é menor, por isso não são recomendados para pequenos ambientes. Evitar exageros e fazer uma seleção do que realmente vale a pena deixar em evidência na decoração é uma boa pedida. Uma maneira simples de ampliar um espaço pequeno é valorizar a iluminação. Uma luminária bem posicionada pode fazer milagres.


Estima-se que de cada dez contratos novos de construção, oito pedem ambientes integrados. Essa tendência vem do conceito norte-americano de viver, do “family room”, em contrapartida ao estilo europeu, até então mais difundido no Brasil, de uma casa compartimentada e com ambientes menores. A escolha pela integração de ambientes atinge desde construções com metragens menores até pequenas mansões. Para delimitar os ambientes é importante o uso de pisos ou tetos diferenciados, como o gesso com alturas diferentes no teto por exemplo. Já no piso, a aplicação de materiais diferentes ou apenas com tonalidades contrastantes dá o tom na divisão.


A valorização desse espaço é crescente em apartamentos de todos os tamanhos. As construtoras já oferecem projetos com varandas de todos os tamanhos e mais versáteis, dependendo da necessidade do morador, a sacada pode se transformar em diversos ambientes: jardim, extensão da sala, espaço gourmet, spas, salas de leitura, enfim, a personalização fica a cargo do morador do apartamento. Em muitos apartamentos, ela passa a ser o centro das atenções, merecendo um projeto de ambientação adequado para torná-la mais charmosa e funcional.
Existem alguns artifícios que favorecem a integração dos ambientes, vejam alguns:

- usar o mesmo revestimento de piso, ou pelo menos a mesma tonalidade de revestimento para dar a sensação de continuidade nos ambientes internos e externo;
- nivelar o piso da varanda com o de dentro da sala, que muitas vezes chega a ter uma diferença superior a 10cm;
- se o forro da varanda permitir, usar o mesmo padrão de iluminação;
- se o condomínio permitir, remover a esquadria (portas de correr) existente entre a varanda e a sala;
- usar o mesmo tipo de persiana nas janelas da sala e no fechamento de vidro das varandas.

Essas são algumas dicas, mas lembre-se que é preciso cautela para fazer qualquer tipo de mudança na sua varanda. Certifique-se das regras que o condomínio estabelece para essas modificações.