segunda-feira, 15 de junho de 2009

Projeto Temperos e Ervas

Condomínio Conchas do Mar
Rua: Raul da cunha machado, Recreio

Temperos e Ervas


Nos últimos anos, os jardins de temperos têm sido os preferidos de quem mora a metros de altura do asfalto e sente falta da terra e de plantas no lar.

Quem não gostaria de ter um canteirode ervas dentro da própria área do condomínio? Legumes, verduras e temperos fresquinhos a poucos passos de casa? A realização é possível, mas a questão deve ser bem analisada antes de ser implementada.
Ter uma horta não é privilégio apenas de quem mora em casas com grandes terrenos. É completamente possível cultivar condimentos e ervas em apartamentos ou em espaços pequenos, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade.

A chamada agricultura urbana é um prazer que atrai cada vez mais pessoas. Além de embelezar os espaços, o cultivo das plantas é entretenimento que pode ajudar a combater o estresse. já imaginou como seria bom ter uma alimentação saudável, com ingredientes saborosos, coloridos, cheirosos, livres de agrotóxicos, agentes químicos e conservantes? Na verdade, esse sonho de consumo está bem perto da realidade, basta ter disposição e um cantinho especial.

Hoje as pessoas estão redescobrindo o prazer de cultivar parte de seus alimentos, mesmo que sejam apenas os temperos e as ervas, como o ocorrido no projeto acima. Um pouquinho de verde em casa já muda o ambiente e incrementa a cozinha. o cultivo doméstico, além de ser uma ótima atividade terapêutica, proporciona às pessoas a descoberta do prazer gastronômico de forma mais saudável.

Outra vantagem do cultivo doméstico, é a facilidade de ter à mão os ingredientes mais usados ou mais apreciados. “Isso estimula a nossa criatividade gastronômica e nos permite cuidar melhor de nós mesmos. Quando cultivamos uma pequena horta entramos em contato com a terra, nosaprofundamos e observamos os ciclos naturais. As tarefas necessárias, como a insolação, a rega, a poda, a adubação e a colheita, nos oferecem uma relação de cuidado e prazer, que nos neutraliza e nos aproxima da natureza.”Sendo assim, não perca tempo. Escolha sua planta preferida e prepare um vasinho. Observe, aprenda, mexa na terra. Aproveite a oportunidade de ter um hobby saudável. Se preferir, peça orientação profissional. Traga o verde para perto de você.

Renato Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário